quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A História de José

JOSÉ  NA CASA DE POTIFAR
José foi vendido pelos irmãos para comerciantes, que o levaram ao Egito; lá o venderam como escravo para um homem rico e importante, chamado Potifar.
Potifar gostou tanto de José que o colocou como seu ajudante particular. Deus estava com José e tudo que ele fazia dava certo.
Um dia, a mulher de Potifar inventou que José queria namorá-la. Potifar acreditou na sua mulher, ficou com muita raiva e mandou José para a cadeia.
Mais uma vez José passa por dificuldades.

JOSÉ NA CADEIA
Mas José não desanimou, porque confiava e sabia que Deus o ajudaria ali na prisão. Deus abençoou tanto José, que o carcereiro pediu que ele tomasse conta de tudo dentro da prisão. O carcereiro não precisava se preocupar com mais nada. Tudo o que José fazia dava certo, porque Deus o abençoava. Deus deu capacidade especial para José entender os significados dos sonhos. Certa noite, o chefe dos copeiros e o chefe dos padeiros do rei, que estavam presos, tiveram sonhos estranhos. José falou o significado e tudo aconteceu como ele havia falado. O chefe dos padeiros foi condenado à morte; o chefe dos copeiros voltou ao seu trabalho, mas se esqueceu de ajudar José, que continuou preso.
Dois anos depois, o rei teve dois sonhos e ninguém sabia explicar o significado. Então, o chefe dos copeiros se lembrou que José tinha capacidade para interpretar sonhos. Ele disse para o rei, que mandou chamar José. Chegando lá, o rei contou o que havia sonhado. José interpretou que haveria sete anos que teriam muita comida e a terra daria muita coisa boa. Depois disso, viriam sete anos que não nasceria nada na terra e haveria fome,  não só no Egito, mas em todos os lugares. Ele disse também que o rei deveria escolher um homem que fosse inteligente para guardar comida durante os primeiros sete anos, e assim, teriam comida quando viesse a fome.

JOSÉ NO PALÁCIO
O rei e seus funcionários gostaram do conselho de José. Ouçam o que o rei disse (dirigente, peça para uma criança ler Gn 41:39-41). Já pensaram!? José será o governador do Egito! O tempo passou e tudo aconteceu como José havia falado. Não havia comida em nenhum lugar, só no Egito, porque José era o governador e tinha guardado cereais. Ele estava vendendo comida para os outros países.
A família de José morava em Canaã. Vocês se lembram o nome do pai dele? E quantos irmãos ele tinha? Quando Jacó soube que havia cereais no Egito, disse a seus filhos: “Vão até lá comprar alimento, para não morrermos de fome.”
Dez dos irmãos de José foram até o Egito comprar comida.



JOSÉ COM A FAMÍLIA
Quando os irmãos de José chegaram, sabem com quem foram falar? Eles foram falar com o governador. Inclinaram-se para José, sem perceber que era o seu irmão. José os reconheceu, mas fez de conta que não os conhecia, e falou bem zangado: “Vocês são espiões”.
Vamos ouvir o que eles responderam (leia Gn 42:10 e 11).
Depois de alguns acontecimentos, José não conseguiu mais disfarçar e disse: “Eu sou José! Meu pai ainda está vivo?”
Os irmãos ficaram apavorados e nem conseguiam falar. José disse: “Venham cá e me dêem um abraço. Sou José, o irmão de vocês, aquele que vocês venderam para o Egito! Não fiquem se sentindo tão culpados. Deus me mandou na frente de vocês para salvar vidas.
José mandou buscar seu pai. Foi um encontro emocionante! O pai ficou muito contente ao saber que seu filho querido estava vivo. José cuidou bem de seu pai e de seus irmãos e deu a melhor terra do Egito para eles morarem.
José poderia ter maltratado os seus irmãos, mas não somente os perdoou como também cuidou da sua família , dando o melhor para eles.
E você? Como tem tratado seus irmãos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário